quinta-feira, 14 de maio de 2009

Amor de longa data


Estava eu procurando uma imagem pra ilustrar meu post sobre Harry Potter quando encontro um site com textos (aqui e aqui) que diziam que a história era uma forma de introduzir as crianças ao satanismo por conta dos símbolos, objetos e enredo da história. E eu perdi meu tempo lendo. Mas devo confessar que não foi perda total porque as acusações que eu li são todas infundadas.
O cara que escreveu pegava certos trechos do livro como:
"Você acha que os mortos que amamos realmente nos abandonam? Acha que não nos lembramos deles claramente do que nunca nos momentos de grande dificuldade?... Sabe, Harry, de certa forma você viu seu pai na noite passada... Você o encontrou dentro de si mesmo." (Lupin para Harry em Prizioneiro de Azkaban)
que, segundo o autor, se interpreta:
"Esse ensino é feitiçaria padrão, que ensina que ninguém nunca morrer, apenas passa para outra dimensão; nessa dimensão, os vivos podem contactar os mortos. A autora ocultista Alice Bailey canalizando as mentiras de seu demônio, Mestre D.K., escreveu: ... a reencarnação é uma lei básica da natureza... a morte não existe.. a morte da forma física é um fator desprezível... e que é facilmente corrigido novamente por meio do processo do renascimento e de uma nova oportunidade."
Ou ele não terminou de ler o livro ou realmente não foi capaz de entender o verdadeiro significado desse diálogo, afinal, Lupin fala que os mortos que amamos se fazem presentes através das lembranças ou de características que se tem em comum com eles. Em nenhum momento Harry entrou em outra dimensão - tirando em Relíquias da Morte, ? - e viu o seu pai. Isso porque esses textos foram escritos antes do público tomar conhecimento das horcruxes. Imagina só o prato cheio que seria pra esse cara escrever um texto sobre uma magia negra que passa um pedaço da alma pra um objeto!
ENFIM, não é sobre isso que eu queria falar. Sim, eu praticamente comecei a ler com Harry Potter, no ensino fundamental. Uma amiga tinha pego emprestado os livros com uma prima, eu vi e me interessei. Meu pai então me comprou A Pedra Filosofal e pronto! Fez-se a mágica, uma semana depois estava eu insistindo pra ele me comprar A Câmara Secreta. Assim os anos foram passando, veio a emoção de esperar o lançamento dos livros seguintes, decepções com as adaptações pra cinema, leitura de traduções não-oficiais na internet e, finalmente, Harry Potter e as Relíquias da Morte.
Dizem que Harry Potter é literatura lixo, comercial, infantil, etc... mas e se for? Isso torna a história menos grandiosa e criativa? Cresci lendo e amando Harry Potter e não tenho vergonha de confessar e discutir com aqueles que não conhecem e criticam. E, valores satânicos? O personagem Harry Potter aprende que o mal se combate com laços de amor e confiança, que a força se encontra nos amigos e que a morte não é algo a se temer, é apenas uma etapa, sim é um valor bem cristão. Além do mais, quem é o vilão da história? Lord Voldemort, um homem cujo seu maior medo não é outra coisa senão a morte. Já Harry chega a todas as respostas que precisava quando aceita a morte - em Relíquias da Morte. Algo a se pensar melhor.

Um comentário:

  1. risooooos
    sdlkdsjlkd
    é coisa de criançinha!

    hahahahah
    brincadeira, é um livro até bom
    eu li todos, ao menos

    ResponderExcluir